Página do Ministério Público
  Webmail   Fale com o DECON   Telefones e Sites Úteis  
PROCON
Destaques
CARTILHA SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR IDOSO É LANÇADA PELO DECON COM APOIO DO SESC
15/06/2016
 

     O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) lançou, nesta quarta-feira (15/06), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a cartilha “Direitos do Consumidor Idoso”. Produzida com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), a publicação foi lançada no evento do “Dia de Sensibilização à Violência contra a Pessoa Idosa”, promovido pela entidade para marcar a data.

     Na ocasião, o assessor jurídico do DECON, Ismael Braz, apresentou a cartilha, que foi distribuída aos cerca de 400 idosos que participaram do evento, que teve entrada gratuita e foi realizado na Área de Convivência da Unidade Fortaleza do SESC. O público presente aproveitou para tirar diversas dúvidas sobre como garantir seus direitos. Além disso, integrantes do projeto Trabalho Social com Idosos (TSI) do SESC deram dicas de alimentação saudável aos idosos, que também receberam orientações sobre como proceder no caso de violência de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE) e da Defensoria Pública.

     A secretária-executiva do DECON, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, explica que a produção da cartilha “Direitos do Consumidor Idoso” foi motivada diante do aumento das relações de consumo das quais participam pessoas com 60 anos de idade ou mais, que, de acordo com o Estatuto do Idoso, são consideradas idosas.

     “Os idosos são o grupo populacional que mais cresce no país e, consequentemente, a participação deles nas relações de consumo também aumenta. Esta realidade foi o que nos levou a dar a uma atenção especial ao público idoso com a produção desta cartilha. Ela contém informações direcionadas a ele sobre direitos, garantias e deveres do consumidor da terceira idade”, informa a promotora de Justiça Ann Celly Sampaio.

     Entre os direitos divulgados na publicação estão os que dizem respeito a todos os consumidores, como, por exemplo, a proteção da vida, saúde e segurança contra riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços; a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como seus eventuais riscos; a proteção contra publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais, ou sua revisão caso se tornem excessivamente onerosas; e a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais.

     Além de direitos básicos de todo consumidor, a publicação traz os referentes à pessoa idosa, como o direito ao atendimento prioritário em supermercados, bancos, lotéricas e hospitais, ao desconto de 50% em ingressos para qualquer atividade de lazer como cinemas, teatros, jogos de futebol, show e parques de diversões e à gratuidade no transporte coletivo urbano e semiurbano para aqueles que têm a partir de 65 anos, entre outros.

Confira aqui a cartilha “Direitos do Consumidor Idoso”

 
Fonte: Assessoria de Imprensa
 
Notícias relacionadas
 
22/02/2017 - DECON autua 13 hotéis e pousadas na operação de fiscalização do Carnaval
11/01/2017 - Procura de consumidores do Ceará por site consumidor.gov.br aumenta quase 30% em um ano
19/10/2016 - Decon investiga uso indevido de brasões oficiais em materiais gráficos
21/09/2016 - DECON oferece palestra sobre direitos do consumidor idoso
08/09/2016 - DECON celebra os 26 anos do Código de Defesa do Consumidor com palestras e atendimento à população
11/08/2016 - DECON realiza audiência pública com organizadores de eventos de Sobral
01/08/2016 - DECON realizará fiscalização educativa da lei que implementa o “Livro de Reclamações do Consumidor”
06/07/2016 - DECON E CAOCC REALIZAM REUNIÃO COM PROMOTORES DE JUSTIÇA DA REGIÃO DO CARIRI
15/06/2016 - DECON E TJCE DEBATEM PROPOSTAS DE CONVÊNIOS PARA DAR CELERIDADE ÀS DEMANDAS CONSUMERISTAS NOS JUIZADOS ESPECIAIS
20/04/2016 - DECON e ProconsBrasil sugerem a manutenção da mobilização social por uma internet livre e justa
19/04/2016 - Justiça nega pedido dos Correios e empresa deve pagar multa aplicada pelo DECON
18/04/2016 - DECON alerta consumidores sobre prazo para recebimento dos comprovantes de quitação anual de débitos
14/04/2016 - DECON apoia atuação da Proconsbrasil contra mudanças na forma de cobrança de banda larga no país
11/04/2016 - DECON expede recomendação sobre reembolso de ingressos do show do cantor Roberto Carlos cancelado em Sobral
06/04/2016 - DECON multa empresa de ônibus São Benedito em mais de R$ 147 mil
23/03/2016 - OPERADORAS DE SAÚDE ADIAM ASSINATURA DO TAC SOBRE TAXA DE DISPONIBILIDADE PARA PROCEDIMENTOS OBSTÉTRICOS
22/03/2016 - DECON E COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DA AL VOLTAM A DEBATER TAXA DE ATENDIMENTO OBSTÉTRICO
22/03/2016 - DECON EXPEDE RECOMENDAÇÃO E SOLICITA INFORMAÇÕES DA EMPRESA ORGANIZADORA DO SHOW DO IRON MAIDEN
18/03/2016 - PÁSCOA: DECON AUTUA 19 ESTABELECIMENTOS E OFICIA PREFEITURA SOBRE SITUAÇÃO DOS MERCADOS PÚBLICOS
17/03/2016 - MPCE REALIZA AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA SEMANA DO CONSUMIDOR 2016
 

 

Rua Barão de Aratanha, Nº 100 - Cep.: 60050-070 - Fone: 0800 2758001 | © Procuradoria Geral de Justiça.